Xbox 360

 

Xbox 360 é uma consola de jogos da sétima geração de consolas de videojogos produzido pela Microsoft e lançada em 22 de Novembro de 2005 nos E.U.A., em 2 de Dezembro de 2005 a Xbox 360 é lançada na Europa e a 10 de Dezembro de 2005 foi lançado no Japão. É sucessor do XBox (a original) e a segunda grande consola da Microsoft, concorrendo assim com as mais famosas consolas PlayStation 3 da Sony e o Wii da Nintendo.
 

As características principais do Xbox 360 são o seu serviço Xbox Live que permite aos jogadores competir online, baixar jogos arcade, demos de jogos, trailers, shows de TV, música e filmes, rezumindo funciana como uma internet. A Xbox 360 também oferece acesso à serviços de streaming de mídia, tais como Netflix, UFC e ESPN nos EUA ou Sky no Reino Unido.
No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o seu esperado lançamento de uma terceira versão da consola, a Xbox 360 Elite. No dia 4 de Novembro de 2010, foi, oficialmente, lançado a nova versão chamada de Xbox 360 S (mais conhecida  Xbox 360 Slim) juntamente com o exclusivo Sensor de Movimentos Kinect.

 

 

A Xbox 360 foi apresentada no programa Xbox Revelation também chamado de Xbox 360 Revelation na MTV em 12 de Maio de 2005, com vários detalhes a respeito do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3 e outras editoras. 

A nova versão tem três compartimentos independentes cada um com capacidade para processar ate 29 threads simultaneamente - permitindo que diferentes cálculos como a inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem sobrecarregar ou fazer curto-circuito no sistema. A grande quantidade de memória "do cache" acelerará o gerenciamento dessas operações.
A placa de vídeo da ATI representa uma nova geração do hardware da Microsoft, oferecendo mais poder do que seus produtos atuais.

 

 

Os 512MB de memória da Xbox 360 são partilhados com o processador central, mais 10MB de memória exclusiva para a placa gráfica garantem que alguns aspectos mais importantes não coloquem o sistema lento. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders". Ele permitirá diversos efeitos especiais como simular aparência de pêlo, reflexos e outros pequenos detalhes que aumentam o realismo visual sem sobrecarregar o aparelho.

As interfaces de áudio e vídeo permitem (e garantem) que todos os jogos ofereçam imagens da qualidade em TV de alta definição e som Surround da mais alta qualidade. Essa padronização garante que todos os títulos explorem essa nova geração de áudio e vídeo.

 

 

A Xbox 360 utiliza um drive de DVD convencional que consegue ler discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3 (temos um 2 em 1, leitor de DVD e consola). O drive não é capaz de gravar, mas consegue ler discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, a consola reproduz filmes, música e fotos. Através de uma ligação em rede com computadores utilizando partilha de pastas, USB ou Wi-Fi (rede sem fios), a consola poderá servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou leitor de MP3, rezumindo temos um pequeno computador.

 

 

A integração do sistema online será ainda maior na nova Xbox, permitindo que os mesmo usuários que não pagam pelo serviço Xbox Live tenham acesso a alguns dos seus recursos. A nova geração da rede traz micro-transações (permitindo aos jogadores partilharem seu próprio conteúdo), download de demos, vídeos e música e um sistema de perfis e comunicação extremamente melhorada.

Os comandos funcionam agora sem fios, e usam duas pilhas AA recarregáveis ou bateria adquirida separadamente. Usando as portas USB é possível recarregá-las através da própria consola e o sistema até avisa quando a carga fica fraca, tal como acontece com os comandos da PlayStation 3. É possível jogar com o comando enquanto as pilhas recarregam, através da ligação USB.