Nintendo 3DS

A Nintendo 3DS foi oficialmente anunciada em 23 de Março de 2010. Nessa data, a Nintendo apenas divulgou que a 3DS seria o real sucessor do Nintendo DS e que mostraria imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais. Foi durante a E3 de 2010 que a Nintendo divulgou as primeiras imagens do aparelho. As pessoas presentes puderam testar demonstrações da nova consola.

 

 

No Japão, foi lançada em 26 de Fevereiro de 2011, esgotando os estoques logo no primeiro dia. Nos países europeus, começou a ser comercializado em 25 de Março, dois dias antes do lançamento Norte-Americano, seguido pela Austrália, no dia 31. A consola é distribuída oficialmente no Brasil desde 9 de julho de 2011 pelo preço de R$ 1199. A consola apareceu no país duas semanas antes do grande lançamento na feira Gameworld.

 

 

A Nintendo 3DS traz como novidade para os gamers o visor 3D que gera jogos em três dimensões sem a necessidade de óculos especiais. A consola portátil da Nintendo também traz outras novidades para os gamers: o botão regulador 3D e o Sensor de movimento e sensor de giroscópio, que possibilitam que o jogador controle a intensidade do 3D e consiga movimentar e inclinar jogos compatíveis com os sensores. Outra vantagem com relação a versões anteriores é que, mesmo que o usuário configure o Nintendo 3DS para 2D, os gráficos são melhores do que os das versões portáteis anteriores da Nintendo.

 

 

A Nintendo 3DS usa uma tela com tecnologia que permite ver imagens em 3D sem óculos, que envia duas imagens com ângulos ligeiramente diferentes para cada olho, causando um efeito chamado auto-estereoscopia. Esse efeito ocorre quando vemos duas imagens idênticas ligeiramente deslocadas, porem em pontos estratégicos. Ao juntar essas duas imagens, o cérebro forma uma terceira imagem, a qual nos dará a sensação de tridimensionalidade. O efeito 3D gerado será de profundidade e de tridimensionalidade para fora da tela.

 

Um Nintendo 3DS azul aberto

 

O princípio do 3D da consola da Nintendo está justamente na visão estereoscópica que ocorre com o efeito de paralaxe, que é uma forma de enganar o cérebro utilizando objetos de tamanhos diferentes e com velocidades diferentes para criar um aspecto de profundidade. O uso 3D da portátil não é recomendado para crianças menores de 7 anos por atrapalhar o desenvolvimento da retina, porém o uso da funcionalidade de controle dos pais permite o bloqueio do 3D. Além disso, o portátil conta com um controlador da intensidade de 3D, que permite aumentar ou diminuir o grau de efeito 3D até deixá-lo nulo, em 2D.

O console também possui um botão direcional deslizante que permite navegar, de forma confortável, para frente, trás, direita, esquerda e qualquer diagonal. Também inclui um acelerômetro e um giroscópio que permitem detectar movimentos do portátil.
Apesar de parecer simples é bem complexa, por isso não é tão comum vermos tecnologias usando esta mesma ideia.