Minecraft

PLATAFORMA: PC; Xbox 360;

EDITORA: Mojang

TIPO: RPG Sand Box

 

3d-minecraft-logo

 

Dentro destes jogos simples, existem sempre alguns que conseguem atingir o estatuto de culto, e o êxito da Mojang, o jogo Minecraft, não é um excepção à regra, onde a sua apresentação em blocos, e a possibilidade de puxar pela imaginação do jogador, fazem as delícias de milhões de jogadores à volta do mundo, fazemos tudo à nossa maneira, só usar a nossa imaginação para construir seja o que for.

 

 

Minecraft é um jogo que abrange vários géneros como aventura, sand-box, open world e afins, e fazemos dele aquilo que a nossa imaginação nos permitir (e que os Creepers nos deixarem fazer). Muitos dos jogadores que deram uma rápida vista de olhos a Minecraft, pensam que o jogo centra-se simplesmente na vertente de construção, algo que não está completamente errado errado, mas como devem esperar, não se fica só por aqui. A construção de edificios casas e muitas outras coisas tem um significado diferente para cada um dos modos que escolhermos, por isso, se quiserem dar asas à vossa imaginação e ter um número ilimitado de recursos para construir, então o modo Criativo é o mais aconselhado pois temos de tudo e podemos fazer tudo sem morrer, mas as coisas mudam no modo Survival, onde um bom abrigo é fundamental para sobrevivermos ao mundo hostil, teremos de enfrentar os mistérios que anoite nos reserva ou deixar-nos dormir na cama e também teremos de procurar comida e recursos durante o dia, que é quando estamos mais a salvo. Se quiserem um desafio ainda mais difícil, podem também experimentar o modo Hardcore, que se baseia no modo Survival, com a diferença que sempre que morremos, perdemos tudo e somos transportados para o menu principal do jogo, resumindo o vives ou morres mas se morrer é para sempre naquele mundo.

 

 

Falando mais detalhadamente destes modos, no Sobrevivencia, o jogador irá fazer tudo para sobreviver a todas as adversidades do mundo, por isso, a criação de um abrigo é um algo fundamental para a nossa sobrevivência, e a partir do momento em que consigamos sobreviver dia após a dia, vamos descobrindo novas coisas para se fazer e construir. Recolher recursos para criar mais e melhores equipamentos é fundamental, por isso vamos precisar de explorar o cenário em busca de cavernas criadas pela natureza para procurar metais, e colher os recursos com as nossas ferramentas.

 

 

 

A magia de Minecraft começa a atingir a partir do momento que começamos a descobrir e a explorar o modo Crafting. Crafting baseia-se na criação de todo o tipo de items com uma mesa especial para a criação. Para a criação destes items, vamos colocar os recursos que apanhamos dentro da mesa crafting, e fazer a forma daquilo que queremos criar, como por exemplo, na criação de uma picareta, fazemos a forma de uma picareta, com pedaços de pedra em cima e madeira em baixo para fazer a pega, ou então na criação de tochas, colocamos paus de madeira com pedaços de carvão em cima, e ele cria automaticamente no minimo 4 tochas.

 


A mesa de crafting não é a única maneira de trabalharmos materiais que apanhamos, sendo possível aquecer comida ou transformar pedaços de pedra com recursos, como ferro ou ouro, em barras de ferro ou ouro com fornalhas, criar uma mesa de encantamentos para darmos outro tipo de poder ou resistência às nossas ferramentas ou armas dando-lhes um toque de magia.

 

 

É possível criar items com a nossa personagem, e sem o uso de qualquer tipo de mesas, mas esta criação fica limitada a muito poucos items, sendo quase obrigatória a criação de uma mesa para esse propósito. A inexistência de tutoriais, quase que obriga o jogador a pesquisar na internet, ou na página oficial de Minecraft na Wikipedia, por combinações, o que por um lado bom para aqueles que dispensão os tututoriais mas mau para os que querem verdadeiramente jogar. Existem também vários animais espalhados pelo mundo fora como ovelhas, vacas, para darem carne, lã, leite, ou os lobos que podem ser domados para se tornarem em aliados muito úteis.

 

 

Os inimigos são uma das razões pelo qual necessitamos de estar fortemente armados, e aparecem em grande escala durante a noite, sendo que ao nascer do dia, maior parte destes monstros morrem queimados pelo sol. Outro inimigo muito chato, mas que não morre com a luz do sol, são os famosos Creepers, monstros verdes com uma cara assustadora, que se auto-destroem assim que se aproximam o suficiente, causando um dano considerável à nossa personagem e ao ambiente em redor, por outras palavras explodem com tudo!

 

 

Ao contrário do Criativo, neste modo vamos ter uma barra de energia e fome, onde vamos centrar todas as nossas atenções, para que não percamos o jogo, e para carregar estas duas barras, podemos usar vários métodos que variam entre comida e poções. Outra coisa que muitos podem não saber, é o facto deste jogo possuir outros mundos, como o Nether e o The End.

 

 

 

Para navegarmos até ao Nether, é necessário a criação de um portal com recursos apanhados no mundo, que é o caso da Obsediana feita com água e lava, e neste novo cenário, vamos encontrar uma cena muito mais hostil, com uma aparência muito pesada, cheia de lagos e cascatas de lava, e monstros muito fortes. Para encontrarmos o The End, precisamos de entrar numa masmorra especial e muito bem escondida no jogo de nome Stronghold, sendo que no fundo desta mesma masmorra, encontra-se um portal para o The End. Assim que formos transportados pelo portal, vamos encontrar uma zona muito negra que possui inimigos de nome Endermen, que também aparecem aleatoriamente no nosso mundo, bem como o boss final do jogo, um dragão enorme de nome Enderdragon.

 

 

Criativo foi o modo que deu os primeiros passos em Minecraft, sendo o único modo incluído quando a versão Classic do jogo foi lançada. Este é a maneira perfeita para deixarmos a nossa imaginação fluir, onde ao contrário do modo Survival, vamos possuir um infinito número de recursos, capacidade de voar, e as barras de energia e fome desaparecem. Neste modo, os inimigos irão aparcer normalmente, mas só demonstram a sua hostilidade caso sejam atacados por nós. Para além podermos colocar e destruir blocos, temos também a possibilidade de pegar blocos para colocá-los noutro sítio. Outro ponto muito importante do jogo é a compatibilidade com Pacotes de Textura, e que alteram bastante a maneira como olhamos para o jogo, existindo uma imensa base de fãs que produzem constantemente inúmeros pacotes, e como podem adivinhar, altera as texturas do ambiente envolvente, items, armas e monstros.

 


Se acham que Minecraft torna-se muito secante quando jogado sozinho, não se preocupem então, pois o jogo vem incluído com um modo multi-jogadotr que pode juntar vários jogadores num só servidor para desempenhar todo o tipo de tarefas, desde sobrevivência em grupo, a criação de enormes construções, até a outro tipo de divertimento com a opção PVP ligada para jogadores combaterem entre si.

 

 

Não existe sistema de procura de servidores dentro do jogo, sendo que para entrarem num, precisam de saber o IP desse mesmo servidor, e adicionar à vossa lista. Infelizmente, a criação de servidores não é uma tarefa fácil, e apesar de nos darem a ferramenta para a sua criação, às vezes somos obrigados a usar outro tipo de programas para rapidamente conectarmo-nos com outros jogos, como o Hamachi.

 

   

 

Assim que conseguirmos passar a fase de configuração, vão reparar que jogar com outras pessoas aumenta exponencialmente o factor de diversão, ao ponto de nem sequer pormos a hipótese de voltar a jogar sozinho. Apesar do jogo ter saído da fase Beta, este modo Multi-jogador ainda sofre de alguns bugs gerais, um tema que nós vamos falar em seguida. A apresentação em Minecraft é puramente minimalista. Tudo é feito de blocos, desde a nossa personagem, ao terreno, árvores, animais, monstros e todos os items que possuímos são feitos a partir de píxeis enormes. Criados de uma forma propositada, este tipo de apresentação oferece um charme retro que não se encontra de uma forma tão abundante em jogos de hoje em dia, ao estilo Super Mario 98.

 

 

Apesar de parecerem demasiado retrógados ou estranhos, os jogadores que conseguem ver para além desta aposta na apresentação, acabam por ganhar uma enorme afeição a este estilo único que o Minecraft oferece. Para além da transição noite/dia, o jogo possui alterações climatéricas como queda de chuva e neve, sendo uma mais valia bem positiva. Os bugs não são excepção em Minecraft, por isso preparem-se para encontrar vários problemas, como os monstros ficarem com problemas quando tocam numa parede e fazem movimentos muito estranhos, ou então animais que fogem da nossa quinta depois de termos criado uma vedação.Apesar de ser um simples sand-box, Minecraft é um jogo fenomenal e uma enorme surpresa para quem consiga ver para além do jogo de construção de pixeis gigantes. O modo Survival irá surpreender sem dúvida os mais cépticos, obrigando-os a fazer tudo para sobreviverem, desde criar items, até a procurarem por um abrigo. Como todos os jogos, possuí alguns erros, que podem ser irritantes a longo prazo, mas nada que a Mojang não consiga corrigir com o tempo.

 

 

A nossa experiência com Minecraft foi extremamente positiva, e isto depois ser mais um daqueles jogadores que olhava para o jogo e pensava: “Como é que um jogo onde se mete blocos pode ser tão popular?”, e a verdade é que através da sua mecânica de construção, e a capacidade de nos colocar incessantemente a procurar por recursos, conseguimos descobrir uma experiência única.

 

 

Classificação 0-100:


Gráficos: 62 pts.

Jogabilidade: 97 pts.

Som: 84 pts.

Preço: 77 pts. (preço um pouco alto para um jogo de download)

Promenores: 96 pts.

Média de Pts.: 83,2 pts. (Bom)

 

Prós e Contras:


PRÓS:

  • Mecânica simples, mas muito intuitiva e divertida;
  • Sistema de crafting muito bom e avançado;
  • Sentido de liberdade espantoso;
  • Customização ao mais alto nivél;
  • Modo Sobrevivencia muito bom;
  • Gráficos a lembrar os bons velhos tempos;

CONTRAS:

  • Existencia de alguns bugs irritantes;
  • Multi-jogador lento e pouco versátil;
  • Personagens que ritiram o gosto de jogar;